- por conteudo01
- 25 out, 2024
- Cyber Security
Proteção de Infraestrutura Crítica: as soluções mais eficazes para proteger seus ativos
Ter um sistema com infraestrutura íntegra é essencial para qualquer negócio que quer se proteger de ciberataques. Conheça agora, as proteções de infraestrutura crítica mais eficazes para proteger seus ativos!
Em se tratando de sistemas cibernéticos, onde a proteção de dados e a integridade de empresas não podem ficar expostas, todos buscam uma solução eficaz. Porém, antes de investir em proteção cibernética, é fundamental entender mais sobre a infraestrutura e seus diferentes pilares.
Por isso, preparamos um conteúdo inteiro sobre uma infraestrutura crítica e as soluções mais eficazes para te proteger. Confira agora e veja quais são as soluções mais adequadas para você!
Recapitulando: o que são ativos?
Provavelmente você já sabe o que são os ativos em uma infraestrutura crítica. Porém, esclarecendo para os leitores que ainda estão se aprofundando nesse assunto, podemos definir os ativos, como:
– Elementos de software e hardware que compõem uma infraestrutura e estão presentes num ambiente de negócios. Isso inclui desde os computadores da equipe interna, até a estruturação da nuvem e a forma de armazenamento adotada no seu negócio.
Sendo assim, como focamos em softwares e hardwares, há uma lista de elementos que podem, ou não, fazer parte da infraestrutura na sua empresa.
Proteção de Infraestrutura: começando pelos softwares
Entre as principais soluções que conhecemos e utilizamos, temos o firewall e o gerenciamento. A união desses dois fatores oferece uma defesa robusta e contínua contra ataques cibernéticos. Assim, garantindo a segurança e a integridade dos sistemas críticos da sua organização.
Com um foco em monitoramento proativo, resposta a incidentes e utilização de inteligência avançada, há uma redução no risco de comprometimento da segurança cibernética.
Ainda focando no firewall e no monitoramento, temos:
– Inteligência sobre Ameaças: utilizando inteligência sobre ameaças cibernéticas para ajustar defesas e proteger contra novos tipos de ataques. Isso inclui atualizações contínuas de assinaturas de ameaças e análise comportamental para identificar atividades anômalas;
– Configuração e Gerenciamento de Firewall: implementando e gerenciando firewalls, configurados para bloquear tráfego malicioso e proteger contra tentativas de invasão externa. Abordagens como esta, incluem políticas personalizadas de segurança, atendendo às necessidades específicas da organização contratante;
– Resposta a Incidentes: em caso de violação de segurança, realizam-se investigações detalhadas, isolando e neutralizando a ameaça. Geralmente, também é restaurada a integridade dos sistemas afetados para minimizar o impacto operacional;
Além disso, melhor do que saber sobre essas soluções, é ter todas elas disponíveis em nossos serviços!
Defesas necessárias para hardwares na infraestrutura
Em se tratando de tecnologias palpáveis, as principais defesas baseiam-se nas interações com os usuários que usam os hardwares. Ou seja, os maiores cuidados são, reconhecer quem está acessando e quais são as suas intenções. Nesse sentido, temos soluções, como:
– Autenticação de acesso: seja utilizando chaves temporárias, ou até mesmo reconhecimentos biométricos/faciais, a autenticação é um bom apoio. Isso porque, com um processo de identificação, sabemos quem está acessando e por onde está buscando os dados guardados;
– Proteção de portas USB: mesmo tendo uma ocorrência menor do que em tempos passados, a passagem de vírus por USB ainda acontece. E, evitando essa contaminação por conexão no hardware, ter antivírus e bloqueios no sistema dos aparelhos já auxilia na retenção de riscos;
– Defesas com criptografia: uma outra forma de invadir um sistema é a quebra de defesas de dentro para fora. Ou seja, criptografia protege ainda mais o sistema interno e impede a invasão de pessoas que querem roubar informações, mesmo que o aparelho em questão tenha sido roubado.
Monitoramento: visão ampla na proteção de infraestrutura crítica
Além de tudo o que já citamos acima, um fator que nunca pode faltar é um bom sistema de monitoramento. Afinal, quanto mais prático e mais detalhado um programa de monitoramento for, mais agilidade temos na identificação e solução dos problemas.
Inclusive, explorando as possibilidades de monitoramento, a Open Cybersecurity oferece serviços que são ótimos exemplos de verificação segura, como:
– Detecção Proativa: utilizando tecnologias avançadas de detecção para potenciais ameaças cibernéticas antes que elas causem danos significativos. Isso inclui a monitorização contínua de redes, sistemas e endpoints para atividades suspeitas ou comportamentos anômalos;
– Investigação Detalhada: após a detecção de uma ameaça, a equipe realiza investigação detalhada para compreender a natureza da ameaça. Isso envolve análise forense digital, reconstrução de eventos e avaliação do impacto potencial;
– Resposta Rápida e Efetiva: confirmando a presença de uma ameaça, são tomadas medidas para diminuir o impacto e limitar a propagação. Isso inclui isolamento de sistemas comprometidos, remediação de vulnerabilidades e remoção de malware;
– Disponibilidade Contínua: o serviço opera 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, garantindo que qualquer ameaça seja respondida em tempo real. Isso minimiza o tempo de exposição a potenciais ataques e reduz os danos causados.
Por fim, agora que você já sabe mais sobre proteção de infraestrutura e quais soluções buscar, fale com a nossa equipe e tenha suporte total da Open Cybersecurity! Siga-nos nas redes sociais e, para mais informativos como este, visite o nosso blog.
Até a próxima!